Ex-toxicodependentes a recaírem por causa da crise, desculpa ou realidade?


Ex-toxicodependentes a recairem por causa da crise, desculpa ou realidade?

A crise está a provocar um "fenómeno"
de "consumos de desespero" de droga
 entre ex-toxicodependentes
desempregados e "limitações" nas
respostas e poderá levar a que mais
pessoas tentem dedicar-se ao tráfico
como "forma de sobrevivência".
Publicado no Diário de Noticias a 12 Abril 2012
O alerta foi lançado, em Beja, pelo presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), João Goulão, durante o seminário "Prevenção do perigo - (in)dependênci@s", promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja.
Devido à crise, Portugal tem "dois fatores de pressão", ou seja, por um lado "gente que recai, se desorienta e está em desespero e volta a consumos pesados e gente que terá a tentação de traficar" e, por outro lado, "alguns cortes e limitações nas respostas instaladas no terreno", disse João Goulão.


Segundo o responsável, está a acontecer "um fenómeno", que o IDT "ainda não conseguiu quantificar em números", mas "há relatos de situações concretas", de ex-toxicodependentes, que, por terem ficado desempregados, estão a regressar a "consumos de desespero".
Trata-se de ex-toxicodependentes, "alguns com idade considerável", que, após terem passado por um processo de reinserção social e laboral, conseguiram arranjar emprego, embora "precário", e estabilizar, de alguma forma, a sua vida.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Metadona e o excesso de peso

O que é a Metadona introdução do blogue e o seu propósito na informação online

Nas drogas aquilo que não sou